Dicas para a impressão sustentável

Hoje em dia é quase um consenso de que todos devemos desenvolver a nossa consciência ambiental, como forma de garantir a qualidade de vida das gerações futuras. Por esse motivo, a sustentabilidade é um assunto de extrema importância. Nesse artigo apresentaremos algumas dicas que podem te ajudar a economizar papel seu negócio, contribuindo assim com a preservação de nossas florestas.

A primeira dica é referente ao tamanho da fonte. Se você estiver imprimindo um documento de texto, fique atento para não deixar passar trechos do seu documento com fontes de tamanho maior que o necessário. Dessa forma você diminui a quantidade de tinta utilizada pela impressora e ainda reduz a quantidade de páginas de seu documento.

A segunda dica para economia de papel pode parecer um tanto óbvia, mas muitas vezes nos passam despercebidas. A melhor forma de economizar papel na impressão de seu documento é não realizar nenhuma impressão. Você não precisa, por exemplo, imprimir boletos recebidos por e-mail apenas para pagá-los através do seu celular. Hoje em dia os principais aplicativos de bancos são capazes de ler o código de barras de seus boletos no formato PDF ou permitem que você copie e cole o código de barras de seu boleto.

Além disso, você também não precisa imprimir seus e-mails apenas para arquivá-los depois. Diversos clientes de e-mail, como o Gmail, o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird permitem que você organize os seus e-mails em pastas, facilitando a organização e o arquivamento dele.

Uma outra dica é referente à impressão colorida: se você não precisa de suas imagens coloridas, experimente utilizar a impressão em preto-e-branco, pois as tintas coloridas tendem a ser mais caras do que a tinta preta. Essa configuração pode ser feita em Propriedades de Impressora, conforme imagem abaixo

E a última dica de hoje é referente à impressão em frente-e-verso. Se a sua impressora tiver esse recurso, você pode reduzir drasticamente a quantidade de papel utilizada ativando esse recurso. Essa ativação pode ser feita conforme a imagem abaixo.

Essas são algumas dicas que mostram que podemos contribuir para a preservação do meio-ambiente e para o bem-estar das gerações futuras com simples ações do dia-a-dia.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *